Mais música: . . . . . com Galway . . . . com Rampal . . . . Flauta na Sound Cloud

terça-feira, 21 de abril de 2009

Tabela de posições


Têm aqui tabelas para digitar correctamente as posições da flauta transversal, que seja para tirar dúvidas ou para aprender novas posições.

FLAUTA TRANSVERSAL - Tabela de digitação "O Cantinho da Flauta"

A                                    B
Se tiver dificuldade em descarregar a sua imagem:

Quarta oitava (4ª oitava)
 Correspondência entre Letras e nome das notas:

Dó = C; Ré = D; Mi = E; Fá = F; Sol= G; = A; Sib = B; Si (bequadro) = H



Correspondência entre bemóis e sustenidos e as posições da flauta transversal e na música, verifique alguns têm links a esclarecer dúvidas:













Se nunca ouviu falar em sustenido duplo ou em bemol duplo, fique sabendo que cada sustenido ou bemol simples corresponde a 1 meio tom, logo um duplo corresponde a 2 meios-tons em relação à nota em que está colocado.

Dó3 é a fundamental da grande flauta, o som mais grave; mas por vezes há a opção de Si, a 3ª chave no pé da flauta (à direita da imagem superior):


Tabela de trilos (os que pode levantar dúvidas):
  1. Considerar sempre a necessidade de começar o trilo com a posição natural, antes de ligar a posição auxiliar, se o trilo for para executar em rápida aceleração.
  • Se tiver dificuldade em descarregar o ficheiro em cima, clique aqui

16 comentários:

  1. To Doidinha Pra Aprender a Tocar... o Som da Flauta Transversa, é Muito Lindo#

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o som q a Flauta Transversal tem eu amo vlw por ajudar!!!

    ResponderEliminar
  3. eu achei este site muito bom deu para aprender muitas coisas gostaria de agradecer ao autor do mesmo

    ResponderEliminar
  4. http://www.youtube.com/watch?v=KMbAQUCRJxc escultem isso vcs vao adorar

    ResponderEliminar
  5. A quarta oitava me ajudou bastante............legal

    ResponderEliminar
  6. Por favor, lamento! Não irei enviar mais nada porque está tudo a um clique de distância.
    Vamos lá aprender a usar a internet e o computador:
    - Basta ler, ou carregar nos links;
    - Ou abrir as imagens com o botão esquerdo;
    - E com o botão direito do rato sobre a imagem, clicar, e no menu escolher a opção ''guardar imagem como''.

    Os próximos comentários que fizerem pedidos injustificados serão simplesmente eliminados, não faz sentido estarem aqui.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada eu estou aprendo sou iniciante e eu estava com muita dificuldade, muito obrigada pela tabela.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  8. já toco flauta há um tempo. mais sempre tive minhas duvidas e olhando a tabela me ajudou muito. aprendi notas agudas que não sabia fazer...obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Gostaria de sugerir uma correção aos La# 3 e 4 da tabela de posições. Acredito que a segunda chave da mão esquerda não deve estar pressionada.

    Podes aproveitar a edição da imagem para verificar se o apoio da mão direita está faltando no Ré5.

    Grato pela informação útil do seu site. Muito me ajuda!
    Rafael

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Rafael, há um lapso no Lá#3 e 4 e eu ainda não o tinha detectado. Peço desculpa a todos os visitantes.
      No Ré 5 não há lapso, optei por retirar o dedo do apoio, embora por questões práticas, sempre se use com o apoio (chave de Mib). Verifique na sua flauta como numa nota prolongada, existem flutuações de micro-afinação ao trilar com a chave de Mib. Opte pelo melhor ajuste de afinação, numa situação particular.

      Eliminar
  10. até que fim: encontrei esse site que me ajudou com a tabela correspondente faz tempo que quero saber as posições dos dedos para os #=b porque estudo sozinha não posso pagar para estudar mas obrigada agora vou fazer deste site minha morada

    ResponderEliminar
  11. O som de Jethro Tull possui bons álbuns com o agito e a suavidade da flauta
    Curtam!
    Álbuns: This Was, Stand UP(Blues), Aqualung, Crest of a Knave(Comparado ao som de Dire Straits)

    Boa passagem!
    GuGOx

    ResponderEliminar
  12. Como se faz o ( FÁ bemol )na flauta doce. Alguém pode me ajudar....?

    ResponderEliminar
  13. O Fá bemol é igual ao Mi natural, porque entre mi e fá só há meio-tom.

    ResponderEliminar
  14. Obrigado por postar o blog. Me ajudou muito.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.